City Break Pelo Porto - Segundo Dia

Depois de tomarmos o pequeno-almoço seguimos em direção à Batalha para visitar a 1-Igreja Paroquial de Santo Ildefonso. Encontra-se no cimo do morro e possui a sua fachada quase completamente coberta de azulejos azuis em brancos.

Caminhámos pela 2-Rua de Santa Catarina, uma das mais animadas da cidade, sem deixar de fazer uma visita ao 3-Café Majestic, um dos mais antigos da cidade e considerados dos “Mais Belos do Mundo”. O café tem o valor de 5€, mas vale a pena entrar pelo ambiente Belle Époque, que ainda é possível.

Continuámos pela Rua de Santa Catarina até chegarmos 4-Capela das Almas, onde é possível admirar o mural que representa os passos da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina.

Seguimos em direção 5-Mercado do Bolhão, um lugar onde se podia sentir a verdadeira alma da gente do Porto. Atualmente este espaço está muito diferente, uma vez que sofreu uma profunda intervenção de requalificação, no entanto os vendedores continuam a ser os mesmo de antes das obras.

Para acompanhar o sumo de frutas que havia comprado no Mercado, entrei na 6-Confeitaria do Bolhão. Poderia tentar ajudar, dizendo o que deviam provar neste maravilhoso espaço com mais de 100anos de história, mas não seria junto, pois tudo é maravilhoso. Deixem que o vosso instinto vos guie 😉.

Mais alimentados, caminhámos em direção 7-Avenida dos Aliados de onde podemos admirar o edifício da 8-Câmara Municipal do Porto.

Daqui partimos para a 9-Livraria Lello, um lugar maravilhoso que dispensa apresentações em todo o mundo. Considerada uma das “Livrarias mais Cool do Mundo” é sem dúvida um espaço com um charme e encanto único. O Bilhete de entrada custa 5€ e pode ser usado como vale na compra de um livro. Aconselho a adquirir os bilhetes com antecedência no site da livraria.

Após esta visita seguimos em direção à 13-Casa da Música.

Escolhemos seguir pela 10-Rua Miguel Bombarda, um local que à muito tempo se encontra ligado às artes e aos artistas criativos. Ao longo desta rua é normal encontrar várias demonstrações de street art que vão mudando ao longo do tempo. Passamos junto à 11-Igreja Românica de São Martinho de Cedofeita, provavelmente uma das mais antigas da cidade e que vale a pena admirar, e paramos um pouco junto ao 12-Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular que se encontra no centro da Rotunda da Boavista, porque é impossível passar por aqui sem ser atraído pela sua grandeza.

A Casa da Música, possui diariamente duas visitas guiadas com a duração aproximada de 1 hora, que decorrem às 11:00 e às 16:00. Têm o valor de 12€, podendo este valor ser descontado num bilhete para um espetáculo futuro a decorrer no espaço. Os bilhetes podem ser adquiridos.

Após esta visita foi tempo de nos perdermos pelos 14-Jardins do Palácio de Cristal, um lugar opimo para descansar ao final da tarde e admirar o por-do-sol.

Antes de apanharmos o nosso transporte de regresso, decidimos fazer uma ultima paragem para degustar as iguarias da cidade e escolhemos a 15-Padaria Ribeiro, um espaço com mais de 100 anos de historia onde é possível provar os maravilhosos croissants do Porto.

Este foi o nosso segundo dia, esperamos que sirva de inspiração a quem quiser visitar esta romântica cidade.